fbpx

MouraCoaching

Terapias - Cursos - Treinamentos - Mentorias

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS (Parte II)

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS

 

             Vimos que a prática escolar brasileira é analisada em diversos aspectos conforme as tendências ou concepções pedagógicas, vamos agora estudar as concepções liberais. Como já declinado, seguiremos, preferencialmente, a nomenclatura utilizada por Libâneo por considerá-la a ‘queridinha’ das principais bancas de concursos do país.

            As tendências pedagógicas liberais subdividem-se em: pedagogia liberal tradicional, pedagogia liberal renovada progressivista, pedagogia liberal renovada não diretiva e a pedagogia liberal tecnicista.

PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL OU CONSERVADORA

1. Os pressupostos teóricos da concepção liberal tradicional

     A pedagogia liberal tradicional defende uma educação humanística de cultura geral, com ensino tradicional de caráter verbalista ou meramente expositivo e autoritário, pois o professor é o ‘detentor do saber’ e o aluno nada sabe, devendo beber da fonte que é o professor. Essa concepção inibe a participação do aluno que se torna em um ser totalmente passivo, devendo apenas receber e memorizar o ‘conhecimento’ transmitido sem qualquer intervenção ou questionamento.

     Para cumprir essa missão cultural na pedagogia tradicional os conteúdos são enciclopédicos, dogmáticos, verdades absolutas e descontextualizados.

     Nessa tendência, há assim, uma exagerada valorização do conteúdo, do intelectualismo, da disciplina no ambiente escolar e do diretivismo. O processo educativo é, portanto, centrado no professor, que deve ter pleno domínio dos conteúdos a serem ensinados.

     Na concepção liberal tradicional ensinar é sinônimo de repassar conhecimentos, sem considerar a faixa etária dos alunos, pois considera que a criança possui capacidade de assimilação igual a do adulto, sendo apenas menos desenvolvida.

     Os programas de ensino, na escola liberal tradicional, são baseados na ‘progressão lógica’ e sistematizados.

2. Manifestações

     Em terras brasileiras a concepção liberal tradicional praticamente reinou até 1930. As escolas nesta tendência seguiam filosofias humanistas clássicas ou científicas. Até 1759 era monopólio dos jesuítas, daí ser denominada de vertente ‘católica’ em oposição à vertente ‘leiga’, defensora do liberalismo clássico, que predominou de 1759 a 1930.

3. Correntes filosóficas

     A pedagogia liberal tradicional fincou suas bases na concepção humanista tradicional, centrando-se na essência do intelecto e no valor do conhecimento. Via o homem como constituído por uma essência imutável.

4. Correntes psicológicas

     A base psicológica da concepção liberal tradicional é a corrente inatista, com vertentes na teologia e com interpretações errôneas(?) da Teoria da Evolução, da genética e da embriologia. Defende que o homem traz as qualidades básicas (percepção, valores, hábitos, crenças), basicamente prontas ao nascer.

5. Papel da escola

     O papel da escola na tendência liberal tradicional é o preparo cultural, intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. Aos menos capazes(?) ofertou-se o ensino profissionalizante.  A escola deveria entregar saber igual para todos, sendo, portanto, na concepção dos elaborados das tendências, uma escola elitista. Em suma, o compromisso da escola, nesta pedagogia, é com a cultura, pois entende que os problemas sociais pertencem à sociedade.

6. Conteúdos de ensino

     Os conteúdos elencados por essa concepção pedagógica são os conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos que deverão ser repassados aos alunos como verdades absolutas, por isso, denominados de conteúdos dogmáticos. Ver-se, assim, que tais conteúdos, são totalmente separados das experiências dos alunos e das realidades sociais, caracterizando-se com intelectualista, na medida que são especificados e determinados pelos órgãos oficiais do Estado.

7. Métodos de ensino

     Como métodos de ensino, a pedagogia liberal tradicional adotou a exposição e demonstração verbal (ou por meios de modelos) da matéria, dando ênfase na realização de exercícios, na repetição de conceitos ou fórmulas e na memorização dos conteúdos ministrados. Por visar disciplinar a mente e formar hábitos, transformou os alunos em indivíduos passivos, vez que não participam do processo ensino e aprendizagem.

8. Relação professor x aluno

     Nesta concepção pedagógica a relação professor e aluno é do tipo verticalizada, com base na autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. Nesse tipo de relação inexiste qualquer canal de comunicação. A disciplina no ambiente escolar é imposta pela coação.

9. Pressupostos de aprendizagem

     Os programas são organizados em sequência lógica e psicológica, fazendo com que a aprendizagem, na pedagogia liberal tradicional, seja receptiva e mecânica, desconsiderando as características próprias de cada idade.

     O aluno responde às situações novas de forma semelhante às respostas dadas em situações anteriores.

10. Função da avaliação

     Na concepção pedagógica tradicional a avaliação da aprendizagem empresta grande valorização aos aspectos cognitivos e quantitativos com ênfase na memorização dos conteúdos ministrados.     

     Assim, a verificação dos resultados da aprendizagem dos alunos é aferida por meio de interrogatórios orais e escritos, provas, exercícios e trabalhos de casa, devendo o aluno reproduzir na íntegra o que foi ensinado. É uma avaliação, portanto, classificatória.

11. Principais representantes

     Os principais nomes da pedagogia liberal tradicional são: Johann Friedrich Herbart (1776/1841), que defendia a “prática da reflexão metódica, baseado na clareza, na associação, no método e no sistema; João Amós Comênio; Soren Kierkegaard e os jesuítas.

PEDAGOGIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA/PROGRESSIVA (ESCOLA NOVA)

1. Os pressupostos teóricos da concepção liberal renovada progressivista

     Na tendência renovada os problemas sociais pertencem à sociedade, não à escola. Para muitos, a ênfase dada à cultura serve para mascarar a realidade das diferenças de classes existentes na sociedade. aprender é uma atividade de descoberta.

     A concepção renovada preconiza que a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento, sendo, pois, uma atividade de descoberta. Aqui o aluno é o centro do processo de ensino, devendo ser solidário, respeitador das normas, participativo e busca a autoaprendizagem.

     Devido o contexto histórico, essa tendência valoriza imensamente os aspectos psicológicos, os sentimentos e a subjetividade, primando pelos testes de inteligência.

2. Manifestações

     Entre as várias manifestações dessa renovação na educação brasileira, citamos:

a) Lançamento do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, encabeçado por Fernando Azevedo, em 1932;

b) A promulgação de uma nova Constituição, trazendo muitos direitos sociais, em 1934;

c) Surgimento de vários ramos científicos, como: o Psicologismo Pedagógico, em 1940; o Sociologismo Pedagógico, em 1950; o Economismo Pedagógico, em 1960.

    Nesse período surge, também, a figura do Orientador Educacional.

3. Corrente filosófica

     A pedagogia liberal progressivista busca sua base filosófica na Concepção humanista moderna, cujas ideias mais importantes eram:

a) Ter como centro a existência, a vida, a atividade – porque a natureza humana é ativa, subjetiva;

b) Pregação da ideia do homem como ser autônomo, criado para a liberdade, sem ser determinado pelo meio social – “O homem é a fonte de todos os atos”.

4. Corrente Psicológica

     Como base psicológica a tendencia renovada progressista adotou a corrente do Interacionismo Construtivista, defendida por Piaget e na Psicologia do desenvolvimento, que voltava os olhos para os processos cognitivos da criança.

     Essa vertente psicológica ensina que o homem constrói o conhecimento durante sua vida, na interação homem-meio, daí a rápida biopsicologização da sociedade, da educação e da escola, especialmente do uso exagerado dos testes de inteligência e de personalidade em todos os setores, especialmente nas escolas.

5. Papel da escola

     Nesta concepção pedagógica a escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social, por meio de experiências que devem satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses do aluno e as exigências sociais.

6. Conteúdos de ensino

     Como não podia ser diferente, devido à corrente psicológica adotada como base, essa concepção pedagógica defendeu que os conteúdos devem partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas.

7. Métodos de ensino

     A concepção renovada progressivista passou a dar ênfase nas experiências, pesquisas e método de solução de problemas.

8. Relação professor x aluno

     Na pedagogia renovada o professor é o auxiliador no desenvolvimento livre da criança, pois aqui o indivíduo é o centro do processo ensino-aprendizagem.

9. Pressupostos de aprendizagem  

     A aprendizagem, nessa concepção, é baseada na motivação e na estimulação de situação problemas. Por entender que a escola não seria uma preparação para a vida, sim a própria vida do indivíduo, a aprendizagem aqui vai ter como foco o ‘aprender a aprender’ e ‘aprender fazendo’.  

10. Função da avaliação

     Quanto à avaliação, a tendência liberal renovada progressivista defende a:

a) Valorização dos aspectos afetivos (atitudes);

b) Valorização da atividade do aluno pela descoberta pessoal que passa a compor a estrutura cognitiva;

c) Preocupação com participação, interesse, socialização e conduta (assiduidade, responsabilidade, higiene, pontualidade);

d) Avaliação somativa e formativa;

e) Ênfase na autoavaliação a partir de critérios internos do organismo.

11. Principais representantes

a) Dewey (1859-1952) – aprender fazendo;

b) Decroly – centro de interesses

c) Montessory (1870-1952) – Métodos ativos e individualização do ensino;

d) Claparede (1873-1940) – Educação funcional e diferenciada;

e) Piaget (1896-1980) – estudos sobre os processos de construção do pensamento na criança;

e) No Brasil: Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando Azevedo, Lauro de Oliveira Lima.

PEDAGOGIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA (ESCOLA NOVA)

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS

 

             Vimos que a prática escolar brasileira é analisada em diversos aspectos conforme as tendências ou concepções pedagógicas, vamos agora estudar as concepções liberais. Como já declinado, seguiremos, preferencialmente, a nomenclatura utilizada por Libâneo por considerá-la a ‘queridinha’ das principais bancas de concursos do país.

            As tendências pedagógicas liberais subdividem-se em: pedagogia liberal tradicional, pedagogia liberal renovada progressivista, pedagogia liberal renovada não diretiva e a pedagogia liberal tecnicista.

PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL OU CONSERVADORA

1. Os pressupostos teóricos da concepção liberal tradicional

     A pedagogia liberal tradicional defende uma educação humanística de cultura geral, com ensino tradicional de caráter verbalista ou meramente expositivo e autoritário, pois o professor é o ‘detentor do saber’ e o aluno nada sabe, devendo beber da fonte que é o professor. Essa concepção inibe a participação do aluno que se torna em um ser totalmente passivo, devendo apenas receber e memorizar o ‘conhecimento’ transmitido sem qualquer intervenção ou questionamento.

     Para cumprir essa missão cultural na pedagogia tradicional os conteúdos são enciclopédicos, dogmáticos, verdades absolutas e descontextualizados.

     Nessa tendência, há assim, uma exagerada valorização do conteúdo, do intelectualismo, da disciplina no ambiente escolar e do diretivismo. O processo educativo é, portanto, centrado no professor, que deve ter pleno domínio dos conteúdos a serem ensinados.

     Na concepção liberal tradicional ensinar é sinônimo de repassar conhecimentos, sem considerar a faixa etária dos alunos, pois considera que a criança possui capacidade de assimilação igual a do adulto, sendo apenas menos desenvolvida.

     Os programas de ensino, na escola liberal tradicional, são baseados na ‘progressão lógica’ e sistematizados.

2. Manifestações

     Em terras brasileiras a concepção liberal tradicional praticamente reinou até 1930. As escolas nesta tendência seguiam filosofias humanistas clássicas ou científicas. Até 1759 era monopólio dos jesuítas, daí ser denominada de vertente ‘católica’ em oposição à vertente ‘leiga’, defensora do liberalismo clássico, que predominou de 1759 a 1930.

3. Correntes filosóficas

     A pedagogia liberal tradicional fincou suas bases na concepção humanista tradicional, centrando-se na essência do intelecto e no valor do conhecimento. Via o homem como constituído por uma essência imutável.

4. Correntes psicológicas

     A base psicológica da concepção liberal tradicional é a corrente inatista, com vertentes na teologia e com interpretações errôneas(?) da Teoria da Evolução, da genética e da embriologia. Defende que o homem traz as qualidades básicas (percepção, valores, hábitos, crenças), basicamente prontas ao nascer.

5. Papel da escola

     O papel da escola na tendência liberal tradicional é o preparo cultural, intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. Aos menos capazes(?) ofertou-se o ensino profissionalizante.  A escola deveria entregar saber igual para todos, sendo, portanto, na concepção dos elaborados das tendências, uma escola elitista. Em suma, o compromisso da escola, nesta pedagogia, é com a cultura, pois entende que os problemas sociais pertencem à sociedade.

6. Conteúdos de ensino

     Os conteúdos elencados por essa concepção pedagógica são os conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos que deverão ser repassados aos alunos como verdades absolutas, por isso, denominados de conteúdos dogmáticos. Ver-se, assim, que tais conteúdos, são totalmente separados das experiências dos alunos e das realidades sociais, caracterizando-se com intelectualista, na medida que são especificados e determinados pelos órgãos oficiais do Estado.

7. Métodos de ensino

     Como métodos de ensino, a pedagogia liberal tradicional adotou a exposição e demonstração verbal (ou por meios de modelos) da matéria, dando ênfase na realização de exercícios, na repetição de conceitos ou fórmulas e na memorização dos conteúdos ministrados. Por visar disciplinar a mente e formar hábitos, transformou os alunos em indivíduos passivos, vez que não participam do processo ensino e aprendizagem.

8. Relação professor x aluno

     Nesta concepção pedagógica a relação professor e aluno é do tipo verticalizada, com base na autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. Nesse tipo de relação inexiste qualquer canal de comunicação. A disciplina no ambiente escolar é imposta pela coação.

9. Pressupostos de aprendizagem

     Os programas são organizados em sequência lógica e psicológica, fazendo com que a aprendizagem, na pedagogia liberal tradicional, seja receptiva e mecânica, desconsiderando as características próprias de cada idade.

     O aluno responde às situações novas de forma semelhante às respostas dadas em situações anteriores.

10. Função da avaliação

     Na concepção pedagógica tradicional a avaliação da aprendizagem empresta grande valorização aos aspectos cognitivos e quantitativos com ênfase na memorização dos conteúdos ministrados.     

     Assim, a verificação dos resultados da aprendizagem dos alunos é aferida por meio de interrogatórios orais e escritos, provas, exercícios e trabalhos de casa, devendo o aluno reproduzir na íntegra o que foi ensinado. É uma avaliação, portanto, classificatória.

11. Principais representantes

     Os principais nomes da pedagogia liberal tradicional são: Johann Friedrich Herbart (1776/1841), que defendia a “prática da reflexão metódica, baseado na clareza, na associação, no método e no sistema; João Amós Comênio; Soren Kierkegaard e os jesuítas.

PEDAGOGIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA/PROGRESSIVA (ESCOLA NOVA)

1. Os pressupostos teóricos da concepção liberal renovada progressivista

     Na tendência renovada os problemas sociais pertencem à sociedade, não à escola. Para muitos, a ênfase dada à cultura serve para mascarar a realidade das diferenças de classes existentes na sociedade. aprender é uma atividade de descoberta.

     A concepção renovada preconiza que a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento, sendo, pois, uma atividade de descoberta. Aqui o aluno é o centro do processo de ensino, devendo ser solidário, respeitador das normas, participativo e busca a autoaprendizagem.

     Devido o contexto histórico, essa tendência valoriza imensamente os aspectos psicológicos, os sentimentos e a subjetividade, primando pelos testes de inteligência.

2. Manifestações

     Entre as várias manifestações dessa renovação na educação brasileira, citamos:

a) Lançamento do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, encabeçado por Fernando Azevedo, em 1932;

b) A promulgação de uma nova Constituição, trazendo muitos direitos sociais, em 1934;

c) Surgimento de vários ramos científicos, como: o Psicologismo Pedagógico, em 1940; o Sociologismo Pedagógico, em 1950; o Economismo Pedagógico, em 1960.

    Nesse período surge, também, a figura do Orientador Educacional.

3. Corrente filosófica

     A pedagogia liberal progressivista busca sua base filosófica na Concepção humanista moderna, cujas ideias mais importantes eram:

a) Ter como centro a existência, a vida, a atividade – porque a natureza humana é ativa, subjetiva;

b) Pregação da ideia do homem como ser autônomo, criado para a liberdade, sem ser determinado pelo meio social – “O homem é a fonte de todos os atos”.

4. Corrente Psicológica

     Como base psicológica a tendencia renovada progressista adotou a corrente do Interacionismo Construtivista, defendida por Piaget e na Psicologia do desenvolvimento, que voltava os olhos para os processos cognitivos da criança.

     Essa vertente psicológica ensina que o homem constrói o conhecimento durante sua vida, na interação homem-meio, daí a rápida biopsicologização da sociedade, da educação e da escola, especialmente do uso exagerado dos testes de inteligência e de personalidade em todos os setores, especialmente nas escolas.

5. Papel da escola

     Nesta concepção pedagógica a escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social, por meio de experiências que devem satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses do aluno e as exigências sociais.

6. Conteúdos de ensino

     Como não podia ser diferente, devido à corrente psicológica adotada como base, essa concepção pedagógica defendeu que os conteúdos devem partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas.

7. Métodos de ensino

     A concepção renovada progressivista passou a dar ênfase nas experiências, pesquisas e método de solução de problemas.

8. Relação professor x aluno

     Na pedagogia renovada o professor é o auxiliador no desenvolvimento livre da criança, pois aqui o indivíduo é o centro do processo ensino-aprendizagem.

9. Pressupostos de aprendizagem  

     A aprendizagem, nessa concepção, é baseada na motivação e na estimulação de situação problemas. Por entender que a escola não seria uma preparação para a vida, sim a própria vida do indivíduo, a aprendizagem aqui vai ter como foco o ‘aprender a aprender’ e ‘aprender fazendo’.  

10. Função da avaliação

     Quanto à avaliação, a tendência liberal renovada progressivista defende a:

a) Valorização dos aspectos afetivos (atitudes);

b) Valorização da atividade do aluno pela descoberta pessoal que passa a compor a estrutura cognitiva;

c) Preocupação com participação, interesse, socialização e conduta (assiduidade, responsabilidade, higiene, pontualidade);

d) Avaliação somativa e formativa;

e) Ênfase na autoavaliação a partir de critérios internos do organismo.

11. Principais representantes

a) Dewey (1859-1952) – aprender fazendo;

b) Decroly – centro de interesses

c) Montessory (1870-1952) – Métodos ativos e individualização do ensino;

d) Claparede (1873-1940) – Educação funcional e diferenciada;

e) Piaget (1896-1980) – estudos sobre os processos de construção do pensamento na criança;

e) No Brasil: Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando Azevedo, Lauro de Oliveira Lima.

PEDAGOGIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA (ESCOLA NOVA)

1. Pressupostos teóricos

     A pedagogia liberal renovada não diretiva favorece o amadurecimento emocional, a autonomia e as possibilidades de autorrealização do aluno, pelo desenvolvimento da valorização do seu “eu”.

     Da mesma forma que a tendência renovada progressivista, essa concepção defende que a aprendizagem significa modificação das próprias percepções, adotando a valorização das experiências dos alunos. Preconiza que as atividades acontecem de acordo com a realidade do aluno (segundo suas experiências individuais), pois o ensino é centrado no aluno. Ver o professor como mero facilitador da aprendizagem, vez que a motivação da aprendizagem é o desejo de adequação pessoal na busca de autorrealização.

2. Manifestações

     Como principais manifestações, a pedagogia liberal não-renovada prega uma educação centrada no estudante, defendendo, portanto, uma prática pedagógica antiautoritária.

3. Corrente filosófica

     Por fazer parte do movimento denominado Escola Nova, essa tendência também bebe da Concepção humanista moderna, cuja ênfase na importância do desenvolvimento das habilidades mentais, como observação, análise, reflexão e criatividade do aluno.

4. Corrente Psicológica

     Por influência de Carl Rogers alia-se à Psicologia humanista que advoga a ênfase nas relações interpessoais e no crescimento que delas resulta, tendo como viés importante a Psicologia terapêutica.

5. Papel da escola

     Na pedagogia renovada não-diretiva a escola deve favorecer à pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal, focando na formação de atitudes. Como não podia deixar de ser, devido à corrente psicológica adotada, a escola deveria acentuar mais, para melhor aprendizagem dos alunos, os problemas psicológicos do que os pedagógicos ou sociais.

6. Conteúdos de ensino

     O conteúdo baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos, por partir dos interesses do educando. A transmissão de conteúdos fica relegada a segundo plano, porque a ênfase é nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação.

7. Métodos de ensino

     Método de ensino aqui é baseado na facilitação da aprendizagem, devendo o professor ajudar o aluno a se organizar, utilizando técnicas de sensibilização, nas quais os sentimentos de cada um possam ser expostos sem ameaças.

8. Relação professor x aluno

     Por ser a educação centralizada no aluno, cabe ao professor, facilitador da aprendizagem, garantir um relacionamento de respeito.  O aluno necessita de aceitação plena como pessoa.

9. Pressupostos de aprendizagem

     A pedagogia renovada progressivista advoga que aprender é modificar as percepções da realidade.

10. Função da Avaliação

     Quanto à avaliação, privilegia-se a autoavaliação, utilizando atividades como debates, seminários, murais pedagógicos, relatórios de pesquisa. Para essa concepção pedagógica a relevância do aprendido se dá em relação ao “eu”.

11. Principais representantes

a) Rousseau (1712-1778) – enfatiza aspectos da orientação não-diretiva

b) Carl Rogers (1902/1987) – método não-diretivo: cuja ênfase e na concepção terapêutica e aconselhamento;

c) Escola Summerhill (de Alexander Neill).

PEDAGOGIA LIBERAL TECNICISTA

1. Pressupostos teóricos da concepção pedagógica liberal tecnicista

     Para a tendência tecnicista a aprendizagem é vista como modificação de desempenho do indivíduo, por isso o aluno é submetido a um processo de controle do comportamento, a fim de ser levado a atingir os objetivos previamente estabelecidos. Nessa concepção, o ensino é organizado em função de pré-requisitos, por ser entendido como processo de condicionamento ou reforço da resposta que se quer obter, acontece através da operacionalização dos objetivos e mecanização do processo. Nessa ótica, não há preocupação com o processo mental do aluno, mas sim com o produto desejado.

     Busca-se, na pedagogia liberal tecnicista, a “eficiência”, a “eficácia”, a “qualidade”, a “racionalidade”, a “produtividade” e “neutralidade” na escola, que deve funcionar como uma empresa.

2. Manifestações

     A escola tecnicista surge em meados da década de 50, influenciada pelo behaviorismo de Skinner, sendo introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978. As Leis 5.540/68, 5.692/71 são consideradas, como marcos da implantação do modelo no Brasil. No auge da pedagogia tecnicista surge a figura do Supervisor escolar.

3. Corrente filosófica

     A base filosófica do tecnicismo é o neopositivismo que afirma ser o conhecimento científico analítico e requere exatidão e clareza.  Busca efetuar a análise lógica da linguagem educacional.

4. Corrente psicológica

     O tecnicismo fundamentou-se no Behaviorismo de Skinner, adotando nuances das vertentes Comportamentalista, Instrumentalista e Ambientalista.

5. Papel da escola

     Para a tendência tecnicista a escola é modeladora do comportamento humano, por meio de técnicas específicas, primando por manter a ordem social.  Cabe à escola organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global, devendo, para isso, empregar tecnologia comportamental para se produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho.

6. Conteúdos de ensino

     No tecnicismo os conteúdos são informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica. Nessa perspectiva, considera matéria de ensino apenas o que é redutível ao conhecimento observável e mensurável. Todo o conteúdo a ser ministrado é sistematizado em manuais, livros didáticos, módulos de ensino etc.

7. Métodos de ensino

     Preconiza o uso de procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações.

8. Relação professor x aluno

     Nesta tendência compete ao professor administrar as condições de transmissão da matéria, por ser o elo entre a verdade científica e o aluno. Já o aluno tem uma postura responsiva, não participando da elaboração do programa educacional.

     Na pedagogia tecnicista as relações afetivas e pessoas não são consideradas importantes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

9. Pressupostos de aprendizagem

     Aprendizagem, na tendência tecnicista, por usar o condicionamento operante de Skinner, é baseada no desempenho, devendo o aluno sair da situação de aprendizagem diferente de como entrou. O aluno sai da situação de aprendizagem diferente de como entrou.

10. Função da avaliação

     Ênfase na produtividade do aluno, para isso usa testes objetivos, realiza exercícios programados. A avaliação é classificatória e diretamente ligada aos objetivos estabelecidos.

11. Principais representantes

a) Skinner – behaviorismo

b) Mager – ensino por objetivos operacionais

c) Gagné – ensino por hierarquias

d) Bloom – classificação científica dos objetivos

e) Cosete Ramos, Watson e Pavlov

1. Pressupostos teóricos

     A pedagogia liberal renovada não diretiva favorece o amadurecimento emocional, a autonomia e as possibilidades de autorrealização do aluno, pelo desenvolvimento da valorização do seu “eu”.

     Da mesma forma que a tendência renovada progressivista, essa concepção defende que a aprendizagem significa modificação das próprias percepções, adotando a valorização das experiências dos alunos. Preconiza que as atividades acontecem de acordo com a realidade do aluno (segundo suas experiências individuais), pois o ensino é centrado no aluno. Ver o professor como mero facilitador da aprendizagem, vez que a motivação da aprendizagem é o desejo de adequação pessoal na busca de autorrealização.

2. Manifestações

     Como principais manifestações, a pedagogia liberal não-renovada prega uma educação centrada no estudante, defendendo, portanto, uma prática pedagógica antiautoritária.

3. Corrente filosófica

     Por fazer parte do movimento denominado Escola Nova, essa tendência também bebe da Concepção humanista moderna, cuja ênfase na importância do desenvolvimento das habilidades mentais, como observação, análise, reflexão e criatividade do aluno.

4. Corrente Psicológica

     Por influência de Carl Rogers alia-se à Psicologia humanista que advoga a ênfase nas relações interpessoais e no crescimento que delas resulta, tendo como viés importante a Psicologia terapêutica.

5. Papel da escola

     Na pedagogia renovada não-diretiva a escola deve favorecer à pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal, focando na formação de atitudes. Como não podia deixar de ser, devido à corrente psicológica adotada, a escola deveria acentuar mais, para melhor aprendizagem dos alunos, os problemas psicológicos do que os pedagógicos ou sociais.

6. Conteúdos de ensino

     O conteúdo baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos, por partir dos interesses do educando. A transmissão de conteúdos fica relegada a segundo plano, porque a ênfase é nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação.

7. Métodos de ensino

     Método de ensino aqui é baseado na facilitação da aprendizagem, devendo o professor ajudar o aluno a se organizar, utilizando técnicas de sensibilização, nas quais os sentimentos de cada um possam ser expostos sem ameaças.

8. Relação professor x aluno

     Por ser a educação centralizada no aluno, cabe ao professor, facilitador da aprendizagem, garantir um relacionamento de respeito.  O aluno necessita de aceitação plena como pessoa.

9. Pressupostos de aprendizagem

     A pedagogia renovada progressivista advoga que aprender é modificar as percepções da realidade.

10. Função da Avaliação

     Quanto à avaliação, privilegia-se a autoavaliação, utilizando atividades como debates, seminários, murais pedagógicos, relatórios de pesquisa. Para essa concepção pedagógica a relevância do aprendido se dá em relação ao “eu”.

11. Principais representantes

a) Rousseau (1712-1778) – enfatiza aspectos da orientação não-diretiva

b) Carl Rogers (1902/1987) – método não-diretivo: cuja ênfase e na concepção terapêutica e aconselhamento;

c) Escola Summerhill (de Alexander Neill).

PEDAGOGIA LIBERAL TECNICISTA

1. Pressupostos teóricos da concepção pedagógica liberal tecnicista

     Para a tendência tecnicista a aprendizagem é vista como modificação de desempenho do indivíduo, por isso o aluno é submetido a um processo de controle do comportamento, a fim de ser levado a atingir os objetivos previamente estabelecidos. Nessa concepção, o ensino é organizado em função de pré-requisitos, por ser entendido como processo de condicionamento ou reforço da resposta que se quer obter, acontece através da operacionalização dos objetivos e mecanização do processo. Nessa ótica, não há preocupação com o processo mental do aluno, mas sim com o produto desejado.

     Busca-se, na pedagogia liberal tecnicista, a “eficiência”, a “eficácia”, a “qualidade”, a “racionalidade”, a “produtividade” e “neutralidade” na escola, que deve funcionar como uma empresa.

2. Manifestações

     A escola tecnicista surge em meados da década de 50, influenciada pelo behaviorismo de Skinner, sendo introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978. As Leis 5.540/68, 5.692/71 são consideradas, como marcos da implantação do modelo no Brasil. No auge da pedagogia tecnicista surge a figura do Supervisor escolar.

3. Corrente filosófica

     A base filosófica do tecnicismo é o neopositivismo que afirma ser o conhecimento científico analítico e requere exatidão e clareza.  Busca efetuar a análise lógica da linguagem educacional.

4. Corrente psicológica

     O tecnicismo fundamentou-se no Behaviorismo de Skinner, adotando nuances das vertentes Comportamentalista, Instrumentalista e Ambientalista.

5. Papel da escola

     Para a tendência tecnicista a escola é modeladora do comportamento humano, por meio de técnicas específicas, primando por manter a ordem social.  Cabe à escola organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global, devendo, para isso, empregar tecnologia comportamental para se produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho.

6. Conteúdos de ensino

     No tecnicismo os conteúdos são informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica. Nessa perspectiva, considera matéria de ensino apenas o que é redutível ao conhecimento observável e mensurável. Todo o conteúdo a ser ministrado é sistematizado em manuais, livros didáticos, módulos de ensino etc.

7. Métodos de ensino

     Preconiza o uso de procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações.

8. Relação professor x aluno

     Nesta tendência compete ao professor administrar as condições de transmissão da matéria, por ser o elo entre a verdade científica e o aluno. Já o aluno tem uma postura responsiva, não participando da elaboração do programa educacional.

     Na pedagogia tecnicista as relações afetivas e pessoas não são consideradas importantes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

9. Pressupostos de aprendizagem

     Aprendizagem, na tendência tecnicista, por usar o condicionamento operante de Skinner, é baseada no desempenho, devendo o aluno sair da situação de aprendizagem diferente de como entrou. O aluno sai da situação de aprendizagem diferente de como entrou.

10. Função da avaliação

     Ênfase na produtividade do aluno, para isso usa testes objetivos, realiza exercícios programados. A avaliação é classificatória e diretamente ligada aos objetivos estabelecidos.

11. Principais representantes

a) Skinner – behaviorismo

b) Mager – ensino por objetivos operacionais

c) Gagné – ensino por hierarquias

d) Bloom – classificação científica dos objetivos

e) Cosete Ramos, Watson e Pavlov

Vamos, agora, ver como anda sua aprendizagem neste assunto?

Caso não tenha um resultado satisfatório, não se preocupe, nós temos a solução. Adquira nosso e-book na Amazon – “5 Passos para Passar em Provas e Concursos” e aprenda técnicas de estudos e de memorização. E O MAIS IMPORTANTE – como manter seu emocional num estado ZEN durante toda a sua preparação e DIA DA PROVA.

Vamos, agora, ver como anda sua aprendizagem neste assunto?

Caso não tenha um resultado satisfatório, não se preocupe, nós temos a solução. Adquira nosso e-book na Amazon – “5 Passos para Passar em Provas e Concursos” e aprenda técnicas de estudos e de memorização. E O MAIS IMPORTANTE – como manter seu emocional num estado ZEN durante toda a sua preparação e DIA DA PROVA.

QUESTÕES DE CONCURSOS

  1. (QUADRIX – 2017 – SEDF – Professor – Atividades) Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo. Considerando essa informação, julgue o item que se segue.

Na concepção pedagógica tradicional, os métodos de ensino baseiam-se nas características individuais do aluno e na sua participação ativa nos contextos de aprendizagem.

(           ) Certo   (       ) Errado

  1. (VUNESP – 2018 – Prefeitura de Barretos/SP – Professor II – Artes)

A educação ativa passou, no início do século XX, por intensa repercussão. Conhecida no Brasil como Escola Nova, foi aqui divulgada, primeiramente, por

A) Paulo Freire.

B) Laerte Ramos de Carvalho.

C) Anísio Teixeira.

D) Mariazinha Rezende Fusari.

E) Maria Nilde Mascelani.

  1. (FGV – 2019 – Prefeitura de Salvador/BA – Professor Infantil ao 5º Ano)

Com relação às caraterísticas da Pedagogia Montessoriana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa. 

( ) É baseada em materiais com a função de estimular e desenvolver um impulso interior, que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

( ) Propõe desenvolver a totalidade da criança, preocupando-se apenas com as capacidades cognitivas.

( ) Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria e, assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais. 

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

A) V – V – V.

B) F – V – F.

C) V – V – F.

D) F – F – V.

E) V – F – V.

  1. (CESPE – 2013 – CNJ – Analista Judiciário – Área Administrativa – Pedagogia)

No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue o item seguinte.

De acordo com a tendência pedagógica não diretiva, a relação entre o professor e o aluno deve ser orientada para a igualdade, o que, para essa tendência, constitui uma das medidas para solucionar o autoritarismo pedagógico.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (QUADRIX – 2018 – SEDF – Professor Substituto – Língua Portuguesa) 

A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante.

A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

No intuito de democratizar a educação, as metodologias adotadas devem ser pautadas pelo tecnicismo e pela pedagogia liberal.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (QUADRIX – 2018 – SEDF – Professor Substituto – Atividades)

A respeito da relação professor‐aluno, julgue o seguinte item.

Na escola tradicional, a relação professor‐aluno baseia‐se no respeito à competência técnica do professor, em uma perspectiva hierárquica.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (QUADRIX – 2018 – SEDF – Professor Substituto – Atividades)

Do ponto de vista da pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira seria composta pelas concepções pedagógicas que dariam prioridade à teoria sobre a prática, subordinando esta àquela, sendo que, no limite, dissolveriam a prática na teoria; e a segunda, inversamente, compor-se-ia das concepções que subordinam a teoria à prática e, no limite, dissolvem a teoria na prática. Dermeval Saviani. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas: 2005 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir acerca das tendências pedagógicas.

A tendência liberal tecnicista atribui à escola o papel de modeladora de comportamentos, a fim de formar sujeitos acríticos para o mercado de trabalho.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2017 – Prefeitura de São Luís/MA – Professor Nível Superior/PNS-A/Professor Nível Médio PNM-A – 1º ao 5º ano)

No que se refere às tendências pedagógicas e aos aspectos históricos a elas relacionados, assinale a opção correta.

A) A concepção pedagógica progressista postula que a educação é um bem de produção e um bem de consumo cuja importância está relacionada ao processo de desenvolvimento econômico.

B) Atualmente, o lema aprender a aprender, diferentemente do ideal da Escola Nova, relaciona-se à exigência de constante atualização decorrente da necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade.

C) Denominam-se tendências pedagógicas renovadas aquelas denominadas pelo amplo movimento de contraposição à pedagogia tradicional que se desenvolveu a partir do final do século XIX e se estendeu às primeiras duas décadas do século XX.

D) A pedagogia da Escola Nova surgiu no contexto da década de 60 do século passado, que, marcada pela crítica à ordenação vigente e pela rebelião dos jovens, propiciou o surgimento das pedagogias não diretivas.

E) Denominam-se contra-hegemônicas as pedagogias que, orientadas e subsidiadas pelo Banco Mundial, buscam intencional e sistematicamente colocar a educação a serviço das forças vigentes.

  1. (CESPE – 2017 – Prefeitura de São Luís/MA – Professor Nível Superior/PNS-A/Professor Nível Médio PNM-A – 1º ao 5º ano)

A aprendizagem como método ativo, em que se aprende fazendo, valorizando-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, bem como a estratégia pedagógica de solução de problemas, é defendida pela tendência pedagógica

A) renovada não diretiva.

B) liberal tradicional.

C) progressista

D) liberal renovada progressivista.

E) tecnicista

  1. (CESPE – 2017 – Prefeitura de São Luís/MA – Professor Nível Superior/PNS-A/Professor Nível Médio PNM-A – 1º ao 5º ano)

Para a tendência pedagógica liberal tecnicista,

A) a aprendizagem acontece de modo exploratório, para que o aluno responda a situações de modo criativo e inovador.

B) a escola deve atender às experiências do aluno de educar-se em um processo ativo de construção e reconstrução do conhecimento.

C) a pedagogia está orientada para os objetivos de autorrealização, que visam o desenvolvimento pessoal, e para as relações interpessoais.

D) a educação está subordinada à sociedade, tendo como função a preparação de recursos humanos, com vistas à maximização da produção.

E) na relação professor/aluno, predomina a autoridade do professor, detentor da verdade a ser aprendida.

  1. (CESPE – 2017 – Prefeitura de São Luís/MA – Professor Nível Superior/PNS-A/Professor Nível Médio PNM-A – 1º ao 5º ano)

As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia liberal

A) considera, em sua versão tradicional, que os conteúdos e os procedimentos didáticos estão relacionados à realidade social e ao cotidiano dos alunos.

B) propõe, em suas versões tradicional e renovada progressista, que o processo educativo privilegie as necessidades e os interesses individuais para a adaptação ao meio social.

C) propõe, em sua versão tradicional, que o ensino valorize a experiência direta do estudante sobre o meio social, considerando-o sujeito do conhecimento.

D) considera que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas vigentes na sociedade de classes.

E) subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada progressivista/tecnicista e libertadora.

  1. (CESPE – 2017 – Prefeitura de São Luís/MA – Professor Nível Superior/PNS-A/Professor Nível Médio PNM-A – 1º ao 5º ano)

De acordo com a teoria do comportamento de Skinner, a recompensa após uma resposta adequada a determinado estímulo é denominada

A) modelagem

B) extinção.

C) contingência.

D) reforço.

E) punição.

  1. (FGV – 2014 – AL/BA – Técnico de Nível Superior – Pedagogia)

As opções a seguir apresentam características do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, à exceção de uma.

Assinale‐a.

A) Foi redigido na IV Conferencia Nacional de Educação (1931).

B) Defendia uma educação pública obrigatória, laica e gratuita.

C) Pretendia uma educação com aspecto mais prático pelos educadores.

D) Propunha a expansão da escolaridade apenas para a elite brasileira.

E) Parte do conteúdo do documento foi absorvido pela Constituição Federal, de 1934.

  1. (QUADRIX – 2017 – SEDF – Professor – Atividades)

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo.

Considerando essa informação, julgue o item que se segue.

Na concepção pedagógica tradicional, os métodos de ensino baseiam-se nas características individuais do aluno e na sua participação ativa nos contextos de aprendizagem. 

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (QUADRIX – 2017 – SEDF – Professor – Atividades)

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo.

Considerando essa informação, julgue o item que se segue.

Embora evidenciem diferentes ideias entre si, todas as concepções pedagógicas defendem que é papel da escola integrar os indivíduos à sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho. 

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (FGV – 2017 – MPE/BA – Analista Técnico – Pedagogia)

“De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico-psicológica do behaviorismo, planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência”. (SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. In: Lombardi, J.C.; Saviani, D.; Nascimento, M. (Orgs.). Navegando na história da educação brasileira. Campinas: HISTEDBR, 2016. p. 60-75).

O trecho em destaque se refere à pedagogia:

A) tradicional;

B) libertária;

C) tecnicista;

D) não diretiva;

E) jesuíta.

  1. (IBFC – 2017 – TJ/PE – Analista Judiciário – Pedagogo)

Na “Tendência Pedagógica Liberal Tradicional” a aprendizagem:

I. Está baseada no desempenho.

II. É receptiva e mecânica.

III. Modifica as percepções da realidade.

IV. Está estreitamente ligada à memorização.

V. Se dá entre os outros a partir das vivências.

Estão corretas as afirmativas:

A) II e IV apenas

B) III e V apenas

C) I, II e III apenas

D) I e IV apenas

E) IV apenas

  1. (CESPE – 2017 – SEDF – Conhecimentos Básicos – Cargo 2) 

Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação.

Nas tendências pedagógicas liberais, como a renovada não diretiva, a escolanovista e a tecnicista, predomina a abordagem voltada à liberdade e aos interesses individuais na sociedade.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (FUNRIO – 2016 – IF/BA – Técnico em Assuntos Educacionais)

A tendência pedagógica que mais enfatizou uma educação ativa e sensorial, especialmente para a pré-escola, foi a pedagogia com base em

A) Célestin Freinet.

B) Maria Montessori.

C) John Dewey.

D) Jean Piaget.

E) Paulo Freire.

  1. (FCC – 2016 – SEDU/ES – Professor – Língua Portuguesa) 

Todos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo.

As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação

A) tecnicista

B) construtivista

C) crítica.

D) antiautoritária.

E) crítico-reprodutivista.

QUESTÕES DE CONCURSOS

  1. (QUADRIX – 2017 – SEDF – Professor – Atividades) Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo. Considerando essa informação, julgue o item que se segue.

Na concepção pedagógica tradicional, os métodos de ensino baseiam-se nas características individuais do aluno e na sua participação ativa nos contextos de aprendizagem.

(           ) Certo   (       ) Errado

  1. (VUNESP – 2018 – Prefeitura de Barretos/SP – Professor II – Artes)

A educação ativa passou, no início do século XX, por intensa repercussão. Conhecida no Brasil como Escola Nova, foi aqui divulgada, primeiramente, por

A) Paulo Freire.

B) Laerte Ramos de Carvalho.

C) Anísio Teixeira.

D) Mariazinha Rezende Fusari.

E) Maria Nilde Mascelani.

  1. (FGV – 2019 – Prefeitura de Salvador/BA – Professor Infantil ao 5º Ano)

Com relação às caraterísticas da Pedagogia Montessoriana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa. 

( ) É baseada em materiais com a função de estimular e desenvolver um impulso interior, que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

( ) Propõe desenvolver a totalidade da criança, preocupando-se apenas com as capacidades cognitivas.

( ) Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria e, assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais. 

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

A) V – V – V.

B) F – V – F.

C) V – V – F.

D) F – F – V.

E) V – F – V.

  1. (CESPE – 2013 – CNJ – Analista Judiciário – Área Administrativa – Pedagogia)

No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue o item seguinte.

De acordo com a tendência pedagógica não diretiva, a relação entre o professor e o aluno deve ser orientada para a igualdade, o que, para essa tendência, constitui uma das medidas para solucionar o autoritarismo pedagógico.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (QUADRIX – 2018 – SEDF – Professor Substituto – Língua Portuguesa) 

A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante.

A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

No intuito de democratizar a educação, as metodologias adotadas devem ser pautadas pelo tecnicismo e pela pedagogia liberal.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (QUADRIX – 2018 – SEDF – Professor Substituto – Atividades)

A respeito da relação professor‐aluno, julgue o seguinte item.

Na escola tradicional, a relação professor‐aluno baseia‐se no respeito à competência técnica do professor, em uma perspectiva hierárquica.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (QUADRIX – 2018 – SEDF – Professor Substituto – Atividades)

Do ponto de vista da pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira seria composta pelas concepções pedagógicas que dariam prioridade à teoria sobre a prática, subordinando esta àquela, sendo que, no limite, dissolveriam a prática na teoria; e a segunda, inversamente, compor-se-ia das concepções que subordinam a teoria à prática e, no limite, dissolvem a teoria na prática. Dermeval Saviani. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas: 2005 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir acerca das tendências pedagógicas.

A tendência liberal tecnicista atribui à escola o papel de modeladora de comportamentos, a fim de formar sujeitos acríticos para o mercado de trabalho.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (CESPE – 2017 – Prefeitura de São Luís/MA – Professor Nível Superior/PNS-A/Professor Nível Médio PNM-A – 1º ao 5º ano)

No que se refere às tendências pedagógicas e aos aspectos históricos a elas relacionados, assinale a opção correta.

A) A concepção pedagógica progressista postula que a educação é um bem de produção e um bem de consumo cuja importância está relacionada ao processo de desenvolvimento econômico.

B) Atualmente, o lema aprender a aprender, diferentemente do ideal da Escola Nova, relaciona-se à exigência de constante atualização decorrente da necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade.

C) Denominam-se tendências pedagógicas renovadas aquelas denominadas pelo amplo movimento de contraposição à pedagogia tradicional que se desenvolveu a partir do final do século XIX e se estendeu às primeiras duas décadas do século XX.

D) A pedagogia da Escola Nova surgiu no contexto da década de 60 do século passado, que, marcada pela crítica à ordenação vigente e pela rebelião dos jovens, propiciou o surgimento das pedagogias não diretivas.

E) Denominam-se contra-hegemônicas as pedagogias que, orientadas e subsidiadas pelo Banco Mundial, buscam intencional e sistematicamente colocar a educação a serviço das forças vigentes.

  1. (CESPE – 2017 – Prefeitura de São Luís/MA – Professor Nível Superior/PNS-A/Professor Nível Médio PNM-A – 1º ao 5º ano)

A aprendizagem como método ativo, em que se aprende fazendo, valorizando-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, bem como a estratégia pedagógica de solução de problemas, é defendida pela tendência pedagógica

A) renovada não diretiva.

B) liberal tradicional.

C) progressista

D) liberal renovada progressivista.

E) tecnicista

  1. (CESPE – 2017 – Prefeitura de São Luís/MA – Professor Nível Superior/PNS-A/Professor Nível Médio PNM-A – 1º ao 5º ano)

Para a tendência pedagógica liberal tecnicista,

A) a aprendizagem acontece de modo exploratório, para que o aluno responda a situações de modo criativo e inovador.

B) a escola deve atender às experiências do aluno de educar-se em um processo ativo de construção e reconstrução do conhecimento.

C) a pedagogia está orientada para os objetivos de autorrealização, que visam o desenvolvimento pessoal, e para as relações interpessoais.

D) a educação está subordinada à sociedade, tendo como função a preparação de recursos humanos, com vistas à maximização da produção.

E) na relação professor/aluno, predomina a autoridade do professor, detentor da verdade a ser aprendida.

  1. (CESPE – 2017 – Prefeitura de São Luís/MA – Professor Nível Superior/PNS-A/Professor Nível Médio PNM-A – 1º ao 5º ano)

As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia liberal

A) considera, em sua versão tradicional, que os conteúdos e os procedimentos didáticos estão relacionados à realidade social e ao cotidiano dos alunos.

B) propõe, em suas versões tradicional e renovada progressista, que o processo educativo privilegie as necessidades e os interesses individuais para a adaptação ao meio social.

C) propõe, em sua versão tradicional, que o ensino valorize a experiência direta do estudante sobre o meio social, considerando-o sujeito do conhecimento.

D) considera que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas vigentes na sociedade de classes.

E) subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada progressivista/tecnicista e libertadora.

  1. (CESPE – 2017 – Prefeitura de São Luís/MA – Professor Nível Superior/PNS-A/Professor Nível Médio PNM-A – 1º ao 5º ano)

De acordo com a teoria do comportamento de Skinner, a recompensa após uma resposta adequada a determinado estímulo é denominada

A) modelagem

B) extinção.

C) contingência.

D) reforço.

E) punição.

  1. (FGV – 2014 – AL/BA – Técnico de Nível Superior – Pedagogia)

As opções a seguir apresentam características do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, à exceção de uma.

Assinale‐a.

A) Foi redigido na IV Conferencia Nacional de Educação (1931).

B) Defendia uma educação pública obrigatória, laica e gratuita.

C) Pretendia uma educação com aspecto mais prático pelos educadores.

D) Propunha a expansão da escolaridade apenas para a elite brasileira.

E) Parte do conteúdo do documento foi absorvido pela Constituição Federal, de 1934.

  1. (QUADRIX – 2017 – SEDF – Professor – Atividades)

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo.

Considerando essa informação, julgue o item que se segue.

Na concepção pedagógica tradicional, os métodos de ensino baseiam-se nas características individuais do aluno e na sua participação ativa nos contextos de aprendizagem. 

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (QUADRIX – 2017 – SEDF – Professor – Atividades)

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo.

Considerando essa informação, julgue o item que se segue.

Embora evidenciem diferentes ideias entre si, todas as concepções pedagógicas defendem que é papel da escola integrar os indivíduos à sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho. 

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (FGV – 2017 – MPE/BA – Analista Técnico – Pedagogia)

“De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico-psicológica do behaviorismo, planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência”. (SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. In: Lombardi, J.C.; Saviani, D.; Nascimento, M. (Orgs.). Navegando na história da educação brasileira. Campinas: HISTEDBR, 2016. p. 60-75).

O trecho em destaque se refere à pedagogia:

A) tradicional;

B) libertária;

C) tecnicista;

D) não diretiva;

E) jesuíta.

  1. (IBFC – 2017 – TJ/PE – Analista Judiciário – Pedagogo)

Na “Tendência Pedagógica Liberal Tradicional” a aprendizagem:

I. Está baseada no desempenho.

II. É receptiva e mecânica.

III. Modifica as percepções da realidade.

IV. Está estreitamente ligada à memorização.

V. Se dá entre os outros a partir das vivências.

Estão corretas as afirmativas:

A) II e IV apenas

B) III e V apenas

C) I, II e III apenas

D) I e IV apenas

E) IV apenas

  1. (CESPE – 2017 – SEDF – Conhecimentos Básicos – Cargo 2) 

Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação.

Nas tendências pedagógicas liberais, como a renovada não diretiva, a escolanovista e a tecnicista, predomina a abordagem voltada à liberdade e aos interesses individuais na sociedade.

(           ) Certo            (           ) Errado

  1. (FUNRIO – 2016 – IF/BA – Técnico em Assuntos Educacionais)

A tendência pedagógica que mais enfatizou uma educação ativa e sensorial, especialmente para a pré-escola, foi a pedagogia com base em

A) Célestin Freinet.

B) Maria Montessori.

C) John Dewey.

D) Jean Piaget.

E) Paulo Freire.

  1. (FCC – 2016 – SEDU/ES – Professor – Língua Portuguesa) 

Todos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo.

As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação

A) tecnicista

B) construtivista

C) crítica.

D) antiautoritária.

E) crítico-reprodutivista.

Gabarito

01

02

03

04

05

E

C

E

C

E

06

07

08

09

10

C

C

B

D

D

Gabarito

11

12

13

14

15

D

D

D

E

E

16

17

18

19

20

C

A

C

B

A

Gabarito

01

02

03

04

05

E

C

E

C

E

06

07

08

09

10

C

C

B

D

D

Gabarito

11

12

13

14

15

D

D

D

E

E

16

17

18

19

20

C

A

C

B

A

Moura Sîlva
Moura Sîlva

Professor, advogado, coach e terapeuta holístico sempre buscou atuar junto aos mais desprovidos de recursos. Seu trabalho aqui é focado principalmente em ajudar pessoas a mudarem de vida, alvancando sua vida pessoal, social e profissional. Atua no mercado de coaching, inteligência emocional, terapias, preparação para concursos público com cursos, consultorias e mentorias. Após a pandemia, passou também a ajudar terapeutas, coaches, advogados e pequenos empreendedores a montar sua presença digital.

Ajude seus amigos, compartilhe em suas mídias sociais!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

O que você achou deste post? Comente por favor! gostaria de conhecer sua opinião.

Categorias

posts relacionados...

Plano de Ação, especialmente para OAB e Concursos

O que é sucesso? Neste e-book preparado especialmente para você, vamos considerar tudo aquilo que nos leva em direção ao topo. para ter sucesso é necessário seguir alguns passos. E um plano de ação é fundamental. Elaboramos um plano ninja de ação, a partir de ferramentas de coaching e gestão e oferecemos um modelo completamente preenchido, especialmente para o XXX EOU (prova da OAB). Aproveite, leia o post e BAIXE SEU E-BOOK, GRATUITO!

Leia Também»
Rolar para cima